Learning to relax

março 10, 2017

(english below)


Dicas para relaxar antes de dormir.
Às vezes não é fácil relaxar à noite.
As pessoas chegam a casa do trabalho/aulas e não param. Continuam a pensar nisso, a pensar no quão difícil vai ser o dia de amanha, no trabalho que deixaram por fazer, nos exames que vão ter pra semana, etc. Isto origina a noites péssimas, em que a preocupação e o stress não deixa ninguém descansar em paz - vai levar a que os dias corram mal, sejam ainda mais stressantes, se sintam constantemente cansados. Reconhecem algum destes sintomas?
Então precisam de aprender a relaxar. Com dicas simples, podes ter noites mais descansadas e despreocupadas, e assim o dia correrá te melhor.


- Se vocês pensam constantemente em tudo o que têm de fazer amanhã, e começam a preocupar-se porque não sabem como fazer tudo o que querem ou precisam: façam uma lista de todas as tarefas, por ordem de urgência, ou seja, o que tem mesmo de ser feito amanhã, sem falta, até o que querem fazer amanhã, mas que podem fazer no dia a seguir. Assim, vão conseguir ver tudo o que precisam de fazer, podem parar de pensar nisso, podem organizar essas tarefas, dividindo-as conforme o tempo que dispõe (lembrem-se de não deixar tarefas para a noite - esta serve para descansarem e não para realizarem tarefas).

- Exercícios de respiração. Inspirem e expirem profundamente 5 vezes seguidas, concentrando-se apenas nisso: no ar que entra, e no ar que sai. Coloquem uma mão sobre a parte superior da barriga e sintam os pulmões a encherem-se de ar. Podem optar por contar até 60, concentrando-se apenas na respiração e nos números. Inspirem durante 3 segundos, e deitem sempre o ar todo para fora.


- Alongamentos. Estiquem-se todos, espreguicem-se. Alonguem os músculos todos, desde os dedos dos pés até à cabeça.

- Meditem. a meditação é uma forma poderosa e natural de redução de stress. Pode parecer um pouco intimidante no inicio, mas acreditem que com o tempo vai se tornar muito simples e fácil. Só precisam de treinar um bocadinho a vossa mente. E compensa, só de pensar nos benefícios que traz à vossa vida. Comecem com 5 minutos, com exercícios simples: escolham um espaço tranquilo, sem ruídos de fundo, fechem os olhos e concentrem-se na vossa respiração. Respirem lenta e profundamente. Por exemplo, tente inspirar por 3 segundos, reter o ar por 5 segundos, e expirar o ar todo por 7 segundos. Se a vossa mente se dispersar (e no inicio é muito frequente) basta que a tragam de volta, concentrando-se apenas na respiração. Com o tempo, podem ir aumentando a quantidade de tempo.

- Rir. Rir é o melhor remédio, sempre. Umas boas gargalhadas são remédio santo para o stress. Vê uma comédia, sai com os teus amigos para um café, ri-te simplesmente.

Como vêm, simples dicas que vos podem ajudar a relaxar. Se vocês já têm algum tipo de "ritual" que vos relaxe, continuem com ele. Se não experimentem algumas destas dicas.
Obviamente que podem utilizar estas dicas para quando quiserem e não apenas no final do dia!
Mas não desistam logo à primeira.

A.

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Tips to relax before sleep.

Sometimes it's notthat easy to relax at night. People have so much worries, and concerns, and work, that they forgot how to do almost everything that isn't related to that. And then they have terriblesnight and the days are even worst, they can't avoid to be always tired and stressed. With simple tips, you can relax a little bit more, at least before bed, so you can have a good night of sleep.

If you keep thining about everything that you have to do tomorrow, and there's so many things and you just don't know how you're gonna be able to do ir all and then you just go crazy by thinking of it. Well, one good solution for this: write it down. Write everything you have to do the next day, by priorities. Then you can think what you really need to do tomorrow and what can be done later. And you can relax, and stop thinking about this!

Breathe exercise. Take five deep breaths, more, if you need. Even a few inhales and exhales can calm your nervous system. Place a hand on your lower belly and feel it rise and fall as you breathe in for a count of three, and then breathe out for another count of three. Repeat this cycle five times. 
You can either just count to 60. Close your eyes and focus on couting to 60. It will relaxe you!

Stretching. Stretch your whole body before you go to sleep. Start in you toes, and go up til your neck. 

Meditation (and again, yes, I'm talking about this) is a powerful, natural way to reduce stress. If you’ve never tried it, it can seem intimidating—or even a little hokey. It’s actually very easy, though, and it takes only a few minutes to help yourself chill out. Set a timer for five minutes in a quiet space, close your eyes, sit still, and simply take slow, deep breaths. To avoid letting it turn into five minutes of ruminating about your stress, focus on your breath. For example, try breathing in for four counts, holding your breath for seven counts, and then breathing out for eight counts.

Laugh. Laugh Out Loud will make you relax a lot.

There are just a few tips. Again, there's so much to do and if you already have a "pre-bed relaxing routine" and it works, stick with it. Otherwise, feel free to try some of this tips!!

Note that this "routine" can be done anytime you want. Whenever you need to relax, just take this tips and use them! You'll relax. And yes, at first it might be a little hard to focus, but it's normal. Just keep doing it.

A.

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