Vegan 1.0

junho 14, 2018


Somos naturalmente vegetarianos ou naturalmente carnívoros?


O nosso DNA, como provém de primatas - que são vegetarianos - o seu "projeto inicial" era vegetariano. Mas por diversas razões, nomeadamente a escassez gerada por condições climáticas, acabou por se começar a comer carne. Hoje, o nosso organismo está adaptado a ambas alimentações.

Durante cerca de 98% da nossa existência, o homem, como espécie, teve de se adaptar, e tornar-se caçador. Tinha de caçar para comer - era uma questão de sobrevivência. Hoje, não existe esta necessidade.

Com o tempo isto descambou tudo. Enquanto que antes a alimentação era, em grande parte, constituída por sementes, fruta e legumes - e depois é que vinha a carne - agora é completamente o oposto: carne, carne, carne. E ocasionalmente lá se adiciona uma fruta ou legume. E é aqui que está o problema. Enquanto que antes o homem, espécie, era saudável com esta alimentação, hoje o que já (quase) que não se vê é alguém saudável a alimentar-se de quantidades abomináveis de carne. Para não falar do impacto ambiental, os problemas éticos que vêm atrás.

Mas felizmente, estamos a evoluir (pelo menos, alguns!) e a regressar às nossas origens.

As nossas disfunções começaram quando começamos a dar ao nosso organismo algo que não é naturalmente adaptado. Estávamos habituados a carbohidratos que provinham de vegetais e folhas e passamos a ingerir um tipo diferente - além de ser mais concentrado, é mais bio disponível. O facto de ser bio disponível, significa que a sai libertação no sangue não é adequada à velocidade de libertação à qual estávamos habituados.

Hoje tudo piora - com todos os avanços tecnológicos, temos à disposição supermercados cheios de produtos à qual chamam "comida", altamente processados, pré-prontos, pré cozinhados. Isto não é comida.

Ter uma alimentação vegetariana (estrita) não é difícil. Não é um bicho de sete cabeças. Não é cara. Não é prejudicial. Mas, precisa de ser bem planeada. Precisam de ter a capacidade de conseguir assegurar todos os nutrientes que o vosso organismo precisa diariamente.
E é isso que vos quero trazer. Nesta rubrica vou-vos falar de nutrientes, minerais, os macro e os micro. Tudo o que precisam de saber sobre o veganismo.
 

Com amor,
Anna.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Excelente rubrica!!
    Eu vou acompanhar de certeza :) há sempre algo de novo aprender neste mundo do veganismo :) mas é como tu dizes: "ter uma alimentação vegetariana (estrita) não é difícil. Não é um bicho de sete cabeças. Não é cara. Não é prejudicial. Mas, precisa de ser bem planeada" - quando não tenho tempo, compro comida processada e sei que não é das melhores opções..

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece também comprar :)
      A pressa, não ajuda, nem o pouco tempo para preparar refeições :)

      Mas vamos aprendendo com os erros :p

      Espero que gostes <3

      Beijinho*

      Eliminar

Share your thoughts with me :)