Alimentos para a felicidade

janeiro 19, 2018


Existem quatro elementos químicos naturais no nosso corpo que costumam ser definidos como o “quarteto da felicidade”: a endorfina, a serotonina, a dopamina e a oxitocina.

Há alimentos que, pelos seus componentes nutricionais, favorecem e potenciam o alivio de sintomas muitas vezes associados à depressão e tristeza, melhorando o nosso humos.  
Ora, se melhora o nosso humor, podemos chamar-lhes "alimentos da felicidade".
Na realidade, o que estes alimentos fazem é aumentar os níveis de serotonina e dopamina, que melhoram o funcionamento do cérebro. O nosso organismo produz estes neurotransmissores, mas estes níveis podem oscilar, e uma ajuda exterior nunca fez mal nenhum :)

A serotonina e a dopamina são dois neurotransmissores do cérebro, que aliviam a pressão arterial, melhoram a qualidade do nosso sono e fornecem uma pequena dose de energia e bem-estar. Todos estes sintomas estão associados à felicidade - bom humor!

ATENÇÃO! Estes alimentos, só por si, não são suficientes para curar uma depressão! Se se sentem num estado depressivo, por favor, procurem ajuda!

Os níveis de dopamina e serotonina variam no nosso organismo por diversas razões: quando estão em épocas de maior stress, se mantêm uma dieta rica em gorduras saturadas, açucares, alimentos processados; consumo de medicação que reduz a produção de ambos; depressão.





1. Aveia: a aveia é um carbohidrato complexo. Produz um efeito calmante no cérebro, e favorecem a produção de triptofano - um aminoácido essencial a partir do qual a serotonina é sintetizada.

2. Bananas: A banana é capaz de nos dar uma boa dose natural de energia, otimismo e saúde! Isto porque: favorece a produção de triptofano; fornece vitamina A, C, K e B6, componentes básicos para a síntese e o metabolismo de vários neurotransmissores (incluindo a serotonina e a dopamina); a banana é rica em açucares naturais, que, quando combinados com fibras naturais, fornecem  energia

3. Chocolate:  este não é novidade nenhuma! Para além de ser um dos alimentos mais conhecidos, que aumenta os níveis de serotonina e dopamina, também proporciona exorfina, um analgésico natural que reduz as dores, e a teobromina, uma substancia idêntica  à cafeina, que fornece energia.

4. Abacaxi/ananás: diminui a ansiedade e tem propriedades anti-inflamatórias; é rico em vitamina C, ideal para a circulação, concentração e motivação; ajuda na produção de melatonina - a hormona do sono.

5. Grão de bico: provavelmente o meu favorito. Está entre os alimentos que aumentam os níveis de serotonina e dopamina, para além de melhorar o estado emocional e proporcionar energia.

6 Amêndoas: todos os frutos secos são bons para este efeito, mas a amêndoa contém fenilalanina, m aminoácido essencial, necessário para a produção de dopamina. São ricas em fibras e gordura boa, importantes para o cérebro. E dão um excelente snack :)

7. Morangos: agora sim, o meu favorito! São uma ótima fonte de vitamina C, que tem capacidade de lutar contra os radicais livres (que provocam o envelhecimento), e melhora a produção de dopamina.

8. Melancia: é uma boa fonte de tirosina (aminoácido)que são convertidos em dopamina, o que melhora o bom humor! Nunca viram uma pessoa a comer melancia e infeliz, pois não?

Há muitos alimentos para este efeito. Escolhi os meus favoritos, e que sei que muitos de vocês também adoram!!


Com amor, 
Anna.

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6 comentários

  1. Olá Anna!

    Que post maravilhoso! Muito obrigada por mais esta partilha!
    Andei um pouquinho ausente da blogosfera e já vi que tenho muitas leituras aqui para pôr em dia! Este fim de semana vou tratar disso! Até porque gosto imenso de te ler!

    Beijinho enorme e bom fim de semana!

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    1. É tão tão bom ler estes mimos!
      Obrigada pelo carinho :)

      Espero que gostes, e que voltes em força :)

      Beijinho, e um ano 2018 muito feliz :)

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  2. Sempre bom relembrar :) Obrigada Anna e bom fim-de-semana :)

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    1. É sempre bom ver-te por aqui :)

      Tem um fim de semana cheio de luz <3

      Beijinho

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  3. Bananas, nham nham :3 Antes de ser vegana odiava bananas e, agora, são das minhas frutas favoritas❤

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    1. Bananas são maravilhosas :p

      Um beijinho e boa semana ♥

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