8 maneiras para simplificar em 2018

dezembro 30, 2017


Simplificar a vida é um dos primeiros passos a dar para ser feliz. São tantas as coisas que temos de fazer diariamente - "coisas da vida de adulto" - e nem nos lembramos o stress que isso traz.
Não há melhor altura do que esta para começar a simplificar a vossa vida - apesar de eu achar que o ano de cada um começa no dia de aniversário, por ironia do destino, eu faço anos no último dia do ano, então é neste dia que faço uma pequena introspeção do ano que passou, e o que quero e/ou preciso mudar no ano que vem!

Simplificar é diferente para todos nós, cada um lhe atribui o seu significado. Para uns, pode significar ter mais tempo livre, para outros, ter tempo para fazer mais coisas. Mas no geral, simplificar significa "deitar fora" aquilo que nos faz mal, de alguma forma.

O que eu costumo fazer é pensar em tudo de bom que me aconteceu e que tive/tenho na minha vida, e pensar nas coisas que me deitaram mais abaixo ou me deixaram mais negativa/triste, e tentar acabar com elas.

Pensando em todos estes fatores, trago-vos algumas coisas que poderão fazer para simplificar o vosso novo ano!

Ver menos televisão
Sempre achei ver televisão uma perda de tempo. Não vejo noticias, não vejo novelas, o máximo que me apanham a ver na TV são filmes e/ou séries. No geral, uma pessoa chega a casa e liga logo a tv. perde horas semanais a fazer isso. Para quê? Se reduzirem esse numero em meia hora todos os dias - conseguem imaginar o n´mero de coisas úteis e mais prazerosas poderiam fazer nessa meia hora?

❆ Não desperdicem o vosso tempo a ser negativos
Todos nós temos dias bons e dias maus. Todos nós temos dias maus e dias péssimos, e dias bons com alguns detalhes maus. A verdade é que, se o dia começar a correr mal, por exemplo, de manhã acordam atrasados e deitam café em cima da roupa - vocês "amaldiçoam" esse dia e ele tende a piorar certo? Por isso, é exatamente isso que acontece. Mas se, após esbarrar o café, forem mudar a roupa, respirarem fundo, e enfrentarem o dia com mega sorriso, ele vai correr melhor. Sejam positivos, há sempre maneira de ultrapassar os maus momentos, os maus dias.

❆ Diz que não mais vezes
Quantas vezes dizes que sim a algo que, no fundo, não queres fazer? Que não te trazem alegria nem prazer? Diz que não a essas coisas. Se não te acrescenta em nada e vais fazer só porque sim, diz que não.

❆ Passar menos tempo nas redes sociais
Esta foi um dos goals dos 25 anos (ou de 2017), e foi bem cumprido.
As pessoas passam cada vez mais tempo online. Desperdiçamos horas e horas nas redes sociais, às vezes só mesmo para ocupar tempo morto. Em vez disso, porque não ler um livro, arrumar o quarto, ir caminhar, ir cozinhar uma refeição deliciosa? Façam um "detox" das redes sociais!

❆ Declutter
Há vários posts sobre isto no blog - podem ver aqui. Podem poupar dinheiro, passar menos tempo em limpezas, entre outros.

❆ Pensa no que realmente importa
Define as tuas prioridades. Assim, saberás o que precisas de fazer para te dedicares a elas. Seja família, amigos, vida amorosa, financeiramente. Simplificar a tua vida significa ter tempo para tudo o que realmente importa para ti.

❆ Slow Down
Desacelarar é a melhor forma de simplificar. Às vezes, terminas os dias a perguntar-te como é que o dia passou tão depressa, com tantas coisas que fizeste, e nem te lembras. Desacelarar é importante: foca-te no presente. O futuro não importa, só chega amanhã. Faz o que tens de fazer hoje. Aprecia e ama todo o que fazes!

❆ Senta-te, em paz
Uma coisa rara é, sem dúvida, sentares-te, no mais completo silêncio, sem nada nem ninguém ao lado, só com a tua presença. O silêncio pode ajudar-te a refletir sobre a tua vida, a tomar alguma decisão que precises, ajuda-te a relaxar, a esquecer tudo durante uns minutos. Não digo para começarem a meditar extensivamente. Mas tirem 10 minutos todos os dias para isso, para vocês. A meditação é tão essencial - ao deixar as distrações de lado, vão conseguir que a vossa mente se concentre no que é importante.

Agora, a única coisa que e quero muito para vocês é que sejam felizes, ao máximo.


Com amor, 
Anna. 

You Might Also Like

5 comentários

  1. Adorei este post!
    E vou sem dúvida tentar por fazer tudo isto neste novo ano porque é mesmo o que preciso, obrigada!

    r: Fico feliz por saber que gostaste do blog,Potterhead <3
    Volta sempre que quiseres**
    Eu adorei o teu, bem que vibes tão boas :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!! É tão bom saber que gostas :) *
      Já agora, um bom ano 2018 <3
      (e muita sorte para esse mestrado! vai custar um bocadinho, mas depois é muito amor :p)

      Beijinhos**

      Eliminar
  2. r: Ups, esqueci-me ihih
    Também estou no mestrado, a morrer mas estou ahah

    ResponderEliminar
  3. Pontos super importantes a cultivar e manter durante todos os anos das nossas vidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia estar mais de acordo :)

      Beijinhos <3

      Eliminar

Share your thoughts with me :)