The best vegan documentaries

setembro 11, 2017

PT ONLY

Sempre adorei ver documentários, sobre tudo. E desde que me tornei vegan, procurei ver tudo o que havia disponível sobre esse tema!

Decidi, por isso, partilhar alguns com vocês. São todos relacionados de alguma forma com o vegetarianismo e veganismo. São documentários que cobrem todos os aspetos relacionados, desde a alimentação, ao ambiente, à crueldade animal.

É provável que já tenha falado de alguns, que já tenham visto outros, ou que nem sequer tenham ouvido falar de muitos deles. Não faz mal!

1. What the health (2017)
Depois de CowspiracyI, Kip Andersen volta, desta vez focando-se na aúde humana - ou seja, os efeitos que a alimentação que envolva produtos animais tem, e como estes se podem prevenir. Ele fala com médicos e investigadores na área. Ainda investiga as associações de saúde (como a Associação Americana de Diabéticos) e expõe toda a verdade.

2. Forks Over Knives (2011)
Este documentário junta vários especialistas e investigadores, como o Dr. T Colin Campbell (The China Study). Juntamente com explicações cientificas, este documentário mostra os malefícios de consumir proteína animal, e mostra também como uma alimentação baseada em plantas e whole food pode ser a cura de tantos problemas (como a obesidade).
Para além de falar na proteína animal, este documentário refere também a comida altamente processada, e no quão ambas são prejudiciais à saúde humana.

3. Earthlings (2005)
Este documentário é sem dúvida o documentário mais poderoso e com maior influencia, quando o assunto é o veganismo. Mostra a verdade nua e crua - é, geralmente, o documentário mais recomendado a quem quer conhecer o aspeto ético do veganismo.
Narrado pelo Joaquin Phoenix, este filme usa câmaras escondidas para mostrar ao que é que acontece nos matadouros, para mostrar a verdade acerca da exploração e matança de inocentes, na área da comida, brinquedos, roupas, entretenimento e ciência.
Esta filmagem é extremamente gráfica, e são poucos os que conseguem ver o filme completo logo da primeira vez.
Earthlings vem mostrar e provar (a quem tinha duvidas) que os animais também sentem dor, também querem sobreviver e têm instinto de sobrevivência.

4. Cowspiracy: The sustainability secret (2014)
Produzido por Kip Anderson, este documentário vem mostrar o impacto que a agricultura animal tem no ambiente - é o principal emissor de gás emitidos para a atmosfera, e contribui ativamente para as alterações climáticas. Mostra como Não existe qualquer preocupação por entidades responsáveis de diminuir este impacto, que na maior parte das vezes é simplesmente ignorado.

5. Speciesism: the movie (2013)
Mark Devries investiga quintas e fábricas que estão (convenientemente) fora da vista de todos, em zonas remotas. Ele tenta descobrir a verdade, o que se encontra dentro das paredes dessas fábricas, e chega a sobrevoar algumas dessas quintas industriais. Ele questiona a crença de que os humanos se consideram seres superiores de todos os outros seres sencientes, e que isso é justificável para abusar, torturar e matar esses seres, em prol do prazer momentâneo de os comer.

6. Vegucated (2011)
Este documentário segue três omnívoros de diferentes locais e estilos de vida que tentam a dieta 100% vegetariana durante 6 semanas, e aprendem tudo acerca da mesma. ~São todos movidos pelo desejo de perder peso inicialmente, mas com o passar do tempo e com as aprendizagens eles começam a conhecer acerca das implicações da industria animal para o ambiente e as implicações éticas. Conhecem a crueldade que ocorre nos matadouros. Com o conhecimento da verdade, decidem que não conseguem voltar aos seus hábitos "omnívoros". Acabam por ter de lidar com a família, amigos, e outras dificuldades típicas que muitos de nós acabamos por nos identificar.
Este documentário mostra quão rápida pode ser feita a mudança para o veganismo, depois de alguém ser confrontado com toda a verdade por detrás da industria animal.

7. Meat the truth (2007)
Mais um documentário acerca da destruição que a agricultura animal provoca no nosso planeta - incluindo o aquecimento global. Levanta a questão do porquê esta questão ser ignorada. Quando o principal causador do aquecimento global e efeito de estufa é a agricultura animal e as entidades responsáveis e que estudam estes temas exaustivamente ignoram este facto por completo.

8. Peaceable Kingdom: The Journey Home (2009)
Explora as lutas morais de vários agricultores que começaram a questionar a sua relação com os seus animais. Como a relação destes com os animais da quinta começa a mudar, e começam a tomar consciência de que estes são seres sencientes que têm tanto direito à vida como eles. Mostra o caminho para o veganismo, e a criação de santuários para os animais.

9. Unity (2015)
Este pode ser considerado como a segunda parte do Earthlings. Demorou 7 anos a ser concluído, é narrado por 100 atores, atletas, músicos, e outros. Este documentário explora a razão pela qual nós não tivemos a capacidade de viver em harmonia com os outros seres, mesmo após milhares e milhares de anos. Apesar de um grande avanço da ciência e da tecnologia, o ser humano ainda não é capaz de respeitar os outros (seres humanos e não humanos) e viver em "unidade". Unity fla por aqueles que não conseguem.

10. PlantPure Nation (2015)
Este documentário continua onde Forks Over Knives parou. O Dr. T. Colin Campbell, seu filho Nelson e o Representante do Estado do Kentucky, Tom Riner, juntam-se para divulgar o conhecimento sobre os benefícios de saúde cientificamente apoiados por uma dieta plant based.
Pretendem criar um programa, para o provar. Nelson leva o conceito do programa piloto de volta à sua cidade natal de Mebane, Carolina do Norte, onde recruta um grupo diversificado de pessoas (incluindo um político, um jornalista e até um fazendeiro) que concordam em participar num "desafio vegan" de 10 dias. São avaliados antes e depois. Os resultados, como podem imaginar, são surpreendentes.

Este documentário pretende dar o poder às pessoas para que estas possam-se tornar mais saudáveis, baseando-se em factos científicos.

11. Food Choices (2016)
Numa jornada de 3 anos, Michal Siewierski quer saber quando é a melhor dieta - a mais saudável e a mais sustentável - para os seres humanos e não humanos, e o nosso planeta. Ele viaja por todos os Estados Unidos, e entrevista vários nomes, especialistas, e discutem as várias informações erradas que a sociedade ainda tem acerca da alimentação, e o impacto que as escolhas alimentares têm.

12. Carnage: Swallowing the past (2017)
Este mockumentary é passado num Reino Unido utópico, em 2067. Neste momento, comer alimentos derivados de animais é passado. As gerações mais novas ficam horrorizadas com a quantidade de dor, violência e sofrimento que foi infligida aos animais nos tempos passados, e as gerações mais antigas precisam de terapia para lidar com a culpa do seu passado "carnívoro".
Parte de eventos reais, parte ficção, Carnage mostra o caminho desde 1944 - base da Sociedade Vegan - até a um mundo totalmente vegan, em 2067, e explora os obstáculos e sucessos ao longo deste caminho.


13. Planeat (2010)
Com um elenco de alta qualidade incluindo cientistas, especialistas em meio ambiente, agricultores e chefs, este documentário britânico chama a atenção para os benefícios de remover produtos de origem animal da alimentação, para a saúde e o meio ambiente.
Através de muitas entrevistas, o documentário examina como as dietas ricas em carne e produtos lácteos promovem o crescimento de cancro e as doenças cardíacas, bem como a forma como o consumo de produtos animais contribui para emissões maciças de carbono e perda de biodiversidade.
Planeat oferece uma perspetiva sobre como podemos resolver os problemas atuais com técnicas agrícolas inovadoras e mostra que a alimentação baseada em plantas pode ser extremamente deliciosa!


14. Crazy Sexy Cancer (2007)
Pouco depois de ter sido diagnosticado com um cancro raro, Kris Carr começa a documentar a sua história, que leva a uma jornada verdadeiramente inspiradora de cura e crescimento.
Devastada, mas não querendo sucumbir à doença, Kris auto propõe-se a explorar métodos alternativos e experimentais para cuidar do corpo dela - transformando inteiramente sua dieta - para uma dieta 100% vegetariana - assim como altera o seu estilo de vida.


15. Vegan: Everyday stories (2016)
Vegan: Everyday Stories gira em torno de 4 indivíduos muito diferentes que compartilham uma característica em comum: são todos veganos.
Conhecemos um corredor com um passado de vício, uma esposa de um criador de gado que se apaixonou pelos animais e estava destinada a transformar a fazenda em um santuário, um dono de camião de alimentos que quer compartilhar sua paixão por deliciosos vegetais com o resto do mundo e, finalmente, uma menina de 8 anos que está em missão para tornar o mundo inteiro vegan.
O documentário explora o porquê e como as pessoas do dia a dia se podem tornar vegans - pessoas diversas com diferentes origens, culturas, gostos, etnias.


16. Farm to fridge (2011)
Este curta-metragem de 12 minutos feita pela Mercy for Animals revela com imagens brutalmente honestas, as torturas muitas vezes invisíveis que os animais pela qual os animais passam até chegarem perfeitamente embalados aos supermercados.
Com câmaras escondidas, Farm to Fridge explora a inconveniente verdade por trás do bacon, ovos, produtos lácteos, carne bovina e frutos do mar. 


17. Live and let live (2013)
Este documentário conta a história de 6 pessoas que decidiram transitar para o veganismo.
Live and Let Live tem um elenco muito impressionante e apresenta entrevistas de muitos proponentes do movimento vegan, como Gary Francione, T. Colin Campbell ou Melanie Joy. O filme examina onosso relacionamento com os animais e as razões éticas, ambientais e de saúde que levam as pessoas a se tornar vegans.
Muitos temas são abordados, incluindo moral, especismo, mas também a conexão entre doenças nutricionais e civilizações e complicações ambientais.


18. Food matters (2008)
Este documentário popular examina o nosso estado atual de saúde, tentando explorar o porquê de a nossa sociedade estar mais doente do que nunca antes visto, apesar do sistema de saúde moderno e dos bilhões de dólares de financiamento e pesquisa sobre as chamadas "curas".Food Matters percebeu que estamos a concentrar-nos no tratamento de sintomas, em vez de abordar a causa fundamental desta crise. O filme faz algumas boas alegações sobre a falta de educação nutricional de médicos, o facto de que o negócio de drogas estar a fazer um monte de dinheiro e provavelmente não tem interesse em que todos nós sejamos saudáveis ​​e a importância de uma boa nutrição para prevenir uma gama ampla de condições de saúde.

19. Gary Yourofsky's "Best Spreech You'll Ever Heard" (2010)
Este discurso de 2010 do ativista, Gary Yourofsky, rapidamente se tornou viral com milhões de visualizações até hoje. A maneira convincente e poderosa de Yourofsky de apresentar a sua mensagem já transformou muitas pessoas, incluindo eu. Assitam ao vídeo e vão entender porquê.

20. James Aspey's Spreech - The man who did't speak for 365 days (2016)
James Aspey fez um voto de silencio de 365 dias pelos animais. Após esse ano, fez um discurso onde explica a sua jornada para o veganismo, a importância deste movimento e formas de comunicar com as pessoas, para partilhar a mensagem. Um discurso a não perder.

21. Land of Hope and Glory (2017)
Novo documentário sobre a agricultura animal no Reino Unido - é como o Earthling no UK. Camaras escondidas mostram a verdade sobre oque se passa por de trás das quintas de animais para gado!

Não deixem de ver nenhum. A maior parte dos links reencaminham-vos para o filme completo, alguns para o trailer. De qualquer forma, é relativamente fácil de ver qualquer um!


With love,
Anna.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adoro este tipo de publicações!
    Já vi alguns dos comentários que mencionas aqui e os que faltam vou querer ver também!
    Muito muito obrigada por toda esta partilha!
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Catarina!!

      Fico muito contente que gostes!
      Por curiosidade, és vegetariana/vegan?

      Obrigada eu <3

      Um beijinho enorme, bom fim de semana <3

      Eliminar
    2. Olá minha querida.
      Sabes é engraçado o quantidade de vezes que me têm feito essa pergunta. A resposta mais correcta é que sou consciente! E este para mim é o termo mais consciente para o estilo de vida que pratico, tanto a nível alimentar como qualquer outro!
      Não como carne nem peixe e tenho o cuidado de não usar produtos de origem animal e de preferência que não tenham ingredientes que eu vejo como uma ameaça para o ambiente! Faço o que posso para diminuir a minha pegada ecológica. Vejo isto como um caminho que eu escolhi, e sei bem que vão aparecendo percalços, mas estou determinada a ultrapassá-los.
      Beijinho enorme!

      Eliminar
    3. É uma excelente resposta :) É um óptimo caminho, espero que estejas muito orgulhosa dele!!

      Um beijinho, minha querida <3

      Eliminar
  2. Já vi um vídeo que não me recordo o nome que acho que foi a Joana Moreira que falou. O vídeo retratava a forma como os pintainhos eram mortos. Não sou vegan mas confesso que me fez alguma confusão ver o vídeo!!

    Passa pelo blog e participa no mega sorteio, tenho a certeza que vais adorar. E prometo que é super simples!! Acaba hoje....

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html?fref=gc&dti=274624112601508

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Conheço a Joana mas por acaso não sei de que video estás a falar! Irei pesquisar sobre isso :) Aproveita e vê alguns dos que estão nesta lista!

      Já não fui a tempo do passatempo, com muita pena minha, aquele fato de banho era lindo!!

      Um beijinho, e tem um óptimo fim de semana <3

      Eliminar

Share your thoughts with me :)