How nature can inspire the mindfulness practice

setembro 17, 2017

(english version below)
PT

Depois de ter passado 5 dias na estrada, de ter feito 1489 km, de ter passado pelos locais mais bonitos e calmos deste pais, tenho de vos dizer que quero voltar.
Não há nada melhor do que a liberdade que se sente quando se sai sem destino, sem plano, e o universo mostra o que de mais fantástico existe aqui.

Estes dias tiveram como propósito principal, acalmar. Sem internet, sem redes sociais, sem distrações. Aprendi imenso. Nem tudo foi bom - viajar acompanhada pode muitas vezes ser esgotante, principalmente quando não existe uma sintonia entre cada um. Mas só assim conseguiria aprender a praticar mindfulness em qualquer lugar. Em qualquer local conseguem encontrar elementos que vos transmitam calma, prazer, felicidade. Eu encontro sempre estes elementos na natureza.

A natureza é uma ferramenta para a prática de mindfulness super prática e significativa. Existem inúmeras maneiras de inspirar a vossa prática, mas experimentem estas!


ॐ Água
Uma maneira de usar a água de uma forma mindful, é quando estás no duche. Foca nas sensações da água - a temperatura, o impacto quando ela toca na tua pele e o sentimento de a sentires correr pelo corpo abaixo. Quem diz duche, diz um mergulho no mar, ou no rio.
Podes também optar por imaginar a água a limpar te dos maus sentimentos e das más sensações (raiva, stress, cansaço...). Deixa que a água leve o velho, e traga o novo.

ॐ Animais
Digam-me: haverá alguma coisa mais bonita do que ver um animal a brincar? Seja ele qual for. Eu adoro olhar para os meus cães e vê-los serem eles próprios. Enche-me de felicidade e paz de espirito. Durante a viagem tive oportunidade de ver animais selvagens no seu habitat, nomeadamente cavalos selvagens. Acreditem, era capaz de ficar perdida a olhar para eles.
Brinquem com os vossos animais. Observem outros. Mesmo em vídeos ou documentários, ou outra coisa qualquer. Observem os animais no seu habitat natural, e deixem-se levar.

ॐ Cores
Perceber as diferentes cores que a natureza tem é uma maneira muito simples de ser mais consciente com o que vos rodeia. Olhem pela vossa janela agora: o que vêm? Concentrem-se nisso, nas cores. Muitas vezes ignoramos estes pormenores, pelo hábito ou pela pressa. Mesmo que seja a paisagem que vêm todos os dias, vão notar que há sempre tonalidades diferentes de todas as cores. O céu nunca tem sempre o mesmo azul, nem as árvores o mesmo verde. Explorem. Façam esse exercício em jardins, praias, rios, serras.

ॐ Sons
Fecha os olhos e concentra-te no som. O que é que consegues ouvir? Faz este exercício durante20-30 segundos. Vais perceber vários sons, mesmo que não sejam naturais. Mas precisas de distinguir os sons não naturais para ouvires os naturais.
Este exercício é excelente para ser feito na rua, em qualquer local. Faz uma caminhada e de vez em quando para, concentra-te nos sons e vê o que ouves. Permite-te imergir na prática do mindfulness por um tempo, e presta atenção aos sons surpreendentes e interessantes que poderás ouvir.

ॐ Flores
As flores podem ser lembretes para o mindfulness em qualquer local que estejas. Escolhe algumas flores e mantém as em algum lugar onde as possas admirar com alguma frequência. Em alternativa, escolhe um jardim onde possas vê-las. Toda a vez que as vires, para por um momento e respira fundo muito profundamente, e continua depois com o teu dia. Pessoalmente, prefiro cactos, bonsais e suculentas. 


Custa tão pouco praticar mindfulness e, como veem, podem ir buscar inspiração em qualquer lado. 


With love, 
Anna.



EN
 
After having spent 5 days on the road, having done 1489 km, having passed through the most beautiful and peaceful places of this country, I have to tell you that I want to return and do it all over again.
There is nothing better than the freedom one feels when one leaves without a destination, without a plan, and the universe shows the most fantastic things that exist here.

These days had as their main purpose to calm down. No internet, no social networks, no distractions. I learned a lot. Not everything was good - accompanied travel can often be grueling, especially when there is no tune between each one. But only then could he learn to practice mindfulness anywhere. In any place they can find elements that transmit calm, pleasure, happiness. I always find these elements in nature.

Nature is a super practical and powerful tool for the practice of mindfulness. There are lots of ways to inspire your practice, but try these!



ॐ Water
One way to use water in a mindful way is when you're in the shower. Focus on the sensations of the water - the temperature, the impact when it touches your skin and the feeling of feeling it running down the body below. Who says shower, says a dip in the sea, or in the river.
You can also choose to imagine the water to clean you of the bad feelings and the bad sensations (anger, stress, fatigue ...). Let the water carry the old man, and bring the new.


ॐ Animals

Tell me, is there anything more beautiful than seeing an animal play? Whatever it is. I love looking at my dogs and seeing them being themselves. Fill me with happiness and peace of mind. During the trip I had the opportunity to see wild animals in their habitat, namely wild horses. Believe me, I could be lost looking at them.
Play with your animals. Observe others. Even in videos or documentaries, or anything else. Observe the animals in their natural habitat, and let go.


ॐ Colors

Realizing the different colors that nature has is a very simple way to be more aware of what surrounds you. Look at your window now: what's next? Concentrate on it, on the colors. Often we ignore these details, by habit or haste. Even if it is the landscape that comes every day, you will notice that there are always different shades of all colors. The sky never always has the same blue, nor the trees the same green. Explore. Do this exercise in gardens, beaches, rivers, saws.

ॐ Sounds

Close your eyes and focus on the sound. What can you hear? Do this exercise for 20-30 seconds. You will notice various sounds, even if they are not natural. But you need to distinguish unnatural sounds to listen to natural ones.
This exercise is great to be done on the street, in any location. Take a walk and from time to time to focus on the sounds and see what you hear. It allows you to immerse yourself in the practice of mindfulness for a while, and pay attention to the amazing and interesting sounds you can hear.

ॐ Flowers

Flowers can be reminders for mindfulness wherever you are. Pick some flowers and keep them somewhere you can admire them with some frequency. Alternatively choose a garden where you can see them. Every time you see them, stop for a moment and take a deep breath, and then continue with your day. Personally, I prefer cacti, bonsai and succulents.

It costs so little to practice mindfulness and, as you see, you can go for inspiration on any side.


With love, 
Anna.

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