Easy ways to practice gratitude and make it a habit

junho 24, 2017


Cultivar uma atitude de gratidão, tem um impacto enorme no nosso bem estar geral. É um hábito tão simples, e que só precisa de uns minutos. Para além de ter um impacto positivo na saúde geral e na felicidade, também me ajuda a ser mais mindful. E não pensem que é difícil. Toda a gente tem sempre algo pela qual está grato num dia: pode ser por algo que já é constante na tua vida (ex, amigos) ou pode ser simplesmente o facto de hoje teres visto uma borboleta.

Cultivating an attitude of gratitude has a huge impact on our overall well-being. It's such a simple habit, and it only needs a few minutes. Apart from having a positive impact on overall health and happiness, it also helps me to be more mindful. And do not think it's difficult. Everyone always has something for which they are grateful in one day: it may be something that is already constant in your life (ex, friends) or it may simply be the fact that today you have seen a butterfly.

Tips:
* pratica a gratidão diariamente. Faz com que seja um hábito diário para que possas sentir todas os seus benefícios.
* podes ser especifico ou falar no geral - mas quando és especifico, isto ajuda-te ainda mais a conectares-te com a emoção da gratidão.
* procura por todas as pequenas coisas pelas quais te sentes grato, mas nunca te esqueças das coisas mais obvias.
* tenta que seja uma prática mindful - em distrações, nem interrupções, num local sossegado teu.
* tenta sempre acrescentar uma coisa nova pela qual te sintas grato, todos os dias. Mas não tem qualquer problema se te sentes grato sempre pelas coisas fantásticas que tens na tua vida!!

Tips:
* Practice daily gratitude. Make it a daily habit so you can feel all its benefits.
* You can be specific or speak in general - but when you are specific, this helps you even more connect with the thrill of gratitude.
* Search for all the little things you feel grateful for, but never forget the obvious things.
* Try to be a mindful practice - in distractions, not interruptions, in a quiet place of yours.
* Always try to add something new that you are grateful for, every day. But it does not have any problem if you always feel grateful for the fantastic things that you have in your life !!


Há formas ainda de exponenciares estes sentimentos de felicidade, e de praticares ainda mais a gratidão no teu dia-a-dia.

Para começar, usa um diário de gratidão, e escreve todos os dias 3 coisas pelas quais te sentes grato hoje. Podes fazer isto de manhã (vais logo ficar com uma mente muito mais positiva) ou à noite, ou em qualquer hora que te dê jeito. Podes até fazer mais do que uma vez por dia. Mas faz todos os dias.

Expressa gratidão. Sempre que te sentires grato por alguém ou pelo que alguém fez, diz-lhe. Expressa sempre a gratidão que sentes por alguma coisa. Espalha o positivismo.

Partilha. Podes optar por partilhar com alguém todas as coisas pelas quais te sentes grata nesse dia. Pode ser com um amigo, um familiar, o teu namorado/marido.

Frasco da gratitude. Escreve todos os dias algo pela qual te sintas grato num pedaço de papel reutilizado, e coloca num frasco. Ao fim de um ano, lê todos os papeis.

Ato de bondade. Ajuda alguém, compra o almoço a alguém que necessite, agradece a alguém, pede desculpa, faz uma refeição para alguém.

Agradece mais vezes. Independentemente da pessoa com que estejas ou onde estejas, lembra-te de agradecer mais. Ás vezes esqueces-te de agradecer as coisas banais que acontecem no teu dia-a-dia. Quando a tua mãe te prepara o pequeno-almoço, quando um estranho mantém a porta aberta para tu entrares, quando alguém vai deitar o lixo fora. Agradece.


There are even ways to express these feelings of happiness, and to practice even more gratitude in your daily life.

To begin with, use a gratitude journal, and write down 3 things you feel grateful for today. You can do this in the morning (you'll soon have a much more positive mind) or at night, or any time you get it right. You can even do it more than once a day. But does it every day.


Express gratitude. Whenever you feel grateful for someone or what someone did, tell him. Always express the gratitude you feel for something. Spread the positivism.


Sharing. You can choose to share with someone all the things you are grateful for on this day. It could be with a friend, a relative, your boyfriend / husband.


Jar of gratitude. Write something every day for which you feel thankful on a piece of paper reused, and place in a jar. At the end of a year, he reads all the papers.


Act of kindness. Help someone, buy lunch to someone who needs, thank someone, apologize, make a meal for someone.

Say Thank You more often. Regardless of who you are or where you are, remember to thank them more. Sometimes you forget to thank the banal things that happen in your day-to-day life. When your mother prepares breakfast for you, when a stranger keeps the door open for you to enter, when someone is going to throw the garbage away. Thanks.

Espero que te ajude a que tenhas vontade de criar o hábito da gratitude.
I hope it helps you feel like creating the habit of gratitude.



With love,
A.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Estava a precisar de ler um post assim! Ótimo post, adorei!

    Beijinhos
    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber isso :)

      Beijinho, querida Rafaela

      Eliminar

Share your thoughts with me :)