Vitamin B12

maio 17, 2017


B12

A vitamina B12 é provavelmente a maior preocupação de (quase) toda a gente quando decide fazer a transição para uma alimentação vegetariana.
Vitamin B12 is probably the biggest concern of (almost) everyone when deciding to make the transition to a vegetarian diet.

A vitamina B12 é muito importante para a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea e tem um papel fundamental no bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Está também envolvida nos processos metabólicos de cada célula do corpo humano, especialmente na síntese do ADN e na transformação dos ácidos gordos e aminoácidos.
Uma carência desta vitamina pode levar a uma anemia muito complicada e a problemas graves no sistema nervoso, muitas vezes irreversíveis. Os sintomas podem ir desde um formigueiro nas mãos e nos pés, à perda de sensibilidade nas pernas, pés e mão, ao aparecimento de movimentos involuntários e tremores, ou até mesmo estado de fadiga extrema, confusão mental e depressão.
Vitamin B12 is very important for the production of red blood cells by bone marrow and plays a key role in the proper functioning of the brain and nervous system. It is also involved in the metabolic processes of every cell in the human body, especially in DNA synthesis and in the transformation of fatty acids and amino acids.
A deficiency of this vitamin can lead to a very complicated anemia and serious problems in the nervous system, often irreversible. Symptoms can range from a tingling in the hands and feet, loss of sensation in the legs, feet and hand, the appearance of involuntary movements and tremors, or even extreme fatigue, mental confusion and depression.

É uma vitamina um pouco complexa e que costuma levantar muitas questões na alimentação vegetariana. É unicamente produzida por bactérias e enquanto os animais precisam de B12 para sobreviver, as plantas não, logo não existem fontes de VB12 vegetais. O que acontece é que existem moléculas muito semelhantes à vB12, mas que não são absorvidas pelo nosso organismo. quando são analisadas nos alimentos, estas pseudo vitaminas B12 aparecem como a 'verdadeira', o que deu origem a alimentos como o tempeh ou as microalgas serem fontes de VB12.
It is a rather complex vitamin that often raises many issues in vegetarian eating. It is solely produced by bacteria and while animals need B12 to survive, plants do not, so there are no sources of plant VB12. What happens is that there are molecules very similar to vB12, but they are not absorbed by our body. When they are analyzed in food, these pseudo B12 vitamins appear as 'true', which gave rise to foods such as tempeh or microalgae being sources of VB12.

Em alguns estudos, no entanto, é defendido que os legumes e as frutas biológicas produzidos em solos enriquecidos com estrume possam ter alguns vestígios desta vitamina. Mas nós não costumamos consumir alimentos nesta condição.
In some studies, however, it is argued that organic vegetables and fruits produced in manure-enriched soils may have some trace amounts of this vitamin. But we do not usually consume food in this condition.

Existem ainda alguns fatores peculiares em relação a esta vitamina: uma pessoa saudável tem reservas consideráveis no fígado, e o nosso organismo tem mecanismos que permitem uma reciclagem quase sem fim desta vitamina, o que leva a que, mesmo em caso de deficiência, os sintomas demorem anos a aparecer, até ao ponto que pode mesmo ser irreversível. Por outro lado, preisamos de uma determinada proteína no estomago para absorver essa vitamina. O problema está que sem essa vitamina, perdemos essa proteína, o que vai fazer com que, posteriormente, a B12 não seja absorvida.
There are also some peculiar factors regarding this vitamin: a healthy person has considerable reserves in the liver, and our body has mechanisms that allow almost endless recycling of this vitamin, which leads, even in case of deficiency, symptoms Take years to appear, to the point that it may even be irreversible. On the other hand, we require a certain protein in the stomach to absorb this vitamin. The problem is that without this vitamin, we lose that protein, which will cause the B12 to be absorbed afterwards.

Não se assustem. Apesar desta vitamina estar muito associada a quem tem uma dieta vegetariana estrita, toda a gente devia ter conhecimento destes dados sobre a vitamina B12. E a verdade é que não têm. O que faz com que os vegetarianos tenham um cuidado maior em relação a isto.
Don't get scared. Although this vitamin is closely associated with those who have a strict vegetarian diet, everyone should be aware of these data on vitamin B12. And the truth is they do not. Which makes vegetarians more careful about it.

De qualquer das formas, a suplementação pode ajudar com isto. Procurem por um suplemento certificado com cobalamina - hidroxo ou metil. Mas antes falem com o vosso médico de família e façam análises para avaliar os valores da vitamina B12. Aproveitem e peçam para medir os valores de todos os minerais e vitaminas que puderem. Tem de conhecer bem o vosso organismo, para que não lhe falhem!!
In any case, supplementation may help with this. Look for a certified supplement with cobalamin - hydrox ou metil. But before you speak to your family doctor and do tests to evaluate the values of vitamin B12. Enjoy and ask to measure the values of all the minerals and vitamins that you can. You must know your body well, so you do not fail it !!

Não precisam de ficar paranoicos com isto. Façam uma análise primeiro, em vez de irem correr a comprar o primeiro suplemento que aparece à frente. Suplementem SÓ quando for necessário.
You don't need to be paranoid about it. Do an analysis first, instead of rushing to buy the first supplement that appears ahead. Supplement ONLY when needed.


With love,
A.

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